Observe um grande homem vivendo

São 10h da noite de um domingo chuvoso. O grande homem passa pela portaria, primeiro o cão, depois ele sempre de calça jeans e camisa social de mangas curtas. Fala pouco, o homem; o cão também não ladra.

Seguem em silêncio pelas calçadas, ele com o saco de plástico no bolso de trás da calça esperando o alívio do amigo. Esticando as pernas ao fim do fim de semana. Ele e o cão. Este não é o primeiro cão a passear com este grande homem. Outro, um cocker spaniel preto com branco, também passeou muito até o dia em que sumiu – provavelmente morreu. Tenho a impressão de que nunca saberei seus nomes, o grande homem deve sempre dizer que vai passear “com o cachorro”.

Quem cruza com o grande homem não imagina o bom humor que ele carrega. Está em segredo. Esse clima é um dos temas mais recorrentes das conversas que ele puxa, mas nunca o único. Também há as encomendas pelo correio, os recados do síndico, as confusões da rua, as faltas das diaristas, o empréstimo de ferramentas. O grande homem não deve nem faz muito o estilo dele conversar com todo mundo.

grande-homem

Os que acordam bem cedo para ver as manhãs nascendo também escutam o grande homem subindo e descendo, recolhendo o lixo dos andares. Mais tarde um pouco é hora de ensaboar todas as escadarias e bodejar contra a passagem dos moradores. Aqui e acolá se rebela contra o síndico velhote, muito embora saiba que nada pode fazer. O grande homem é resignado.

Uma vez por ano o grande homem some e fica no lugar dele um arremedo. Sentimos falta dele, do seu bom humor. O arremedo também passeia com o cão do grande homem, há a suspeita de que são amigos. O grande homem e seu substituto, fique claro. Ao arremedo, o cão late. Muito.

3 respostas em “Observe um grande homem vivendo

  1. Eu gostei!
    Por ser trivial é fácil visualizar o homem grande “na cidade” e pelo enredo imaginei tantos finais para o homem…

    E pensando bem… acho que conheço esse cara! rs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s