Comunicação e expressão, essa saudade

Escrivaninha

O texto nasce primeiro como ideia, antes de ser texto. Fagulha na cabeça e daí tu pensa “tenho sim sobre o que escrever”. Tem gente que anota, tem gente que escreve, tem gente que cospe, tem gente que deixa guardada pra amadurecer.

Eu costumo anotar: “preciso escrever sobre festas de família”, “preciso escrever como tem sido essa coisa de ser pai”, “a conversa de ontem rende um post”. Mentalmente vou me cobrando, monto o texto, acho os argumentos, penso numas frases. A coisa vai tomando forma.

“Tomar forma” provavelmente seja a maior enganação da vida de quem [eu] escreve. Como “toma forma”, você [eu] relaxa, manera, fica até satisfeito achando que “beleza, agora numa hora em que eu parar, vai dar pra escrever, não vou ter que pensar, só jogar no Word”.

Claro que é mentira, né? Claro. Primeiro que você nunca consegue parar para escrever. Ou escreve no celular, voltando de viagem, no elevador, ou vai anotando as coisas num caderninho e aí se contenta em juntar tudo depois, dar um tapa, editar e publicar, ou pára tudo que você está fazendo de importante e vence a ideia do “tá tomando forma, que massa” e escreve logo duma vez, sem enrolação.

Tenho apelado pra segunda opção porque, se eu não gosto nem de me imaginar revisando um post, que dirá escrevendo-o aos poucos. Tenho essa obsessão bem burra e ególatra por publicar a primeira versão do que escrevo e é bem provavel que seja por isso que eu nunca consigo levar adiante minhas ideias de romances ou novelas [mais provável ainda é que estas falhas todas sejam por falta de talento puro e simples para tal]. Então tô aqui, parando um pouco do meu dia para escrever essas linhas que não dizem nada. A tentativa de resgatar as ideias sobre o papo de ontem, o texto sobre a família e sobre a experiência de ser pai acho que nunca sairão, não tenho mais como resgatar tudo, as frases se perderam e eu já parei para escrever isso aqui.

Então é isso.

Um abraço e até a próxima ideia que eu consiga transformar em texto.

Deixe uma resposta

