É uma esculhambação

Dona da voz e dos shows???

O ano fonográfico começa sob o signo do envolvimento das gravadoras no esquema empresarial dos artistas que abrigam sob seus cada vez mais frágeis tetos. É tendência irreversível anunciada há algum tempo, já posta em prática por algumas companhias independentes e que, em 2007, deverá começar a ser concretizada também entre as majors. Em bom português, como o mercado de vendas de CDs e DVDs vem encolhendo progressivamente (a queda foi de 25,5% em 2006), as gravadoras vão querer uma fatia do bolo arrecadado com o sempre aquecido comércio de shows.

O argumento é que, se investem nos artistas, com despesas que incluem as chamadas “verbas de marketing”, as companhias teriam legítimo direito a uma parte da receita obtida com shows feitos a partir desta promoção. Ora, a questão é bem discutível. Primeiro, porque as multinacionais sempre ficaram com a parte do leão nas vendas de discos e com as próprias obras em si. Enquanto o mercado ia bem, ninguém questionou a (in)justiça dessa divisão que somente visava o interesse das companhias em detrimento do artista, o criador dos discos. Por que mudar as regras do jogo agora? Segundo, porque nem sempre o investimento alardeado pela gravadora surte real efeito.

Caso exemplar é o do grupo Roupa Nova, que, enquanto estava na Universal Music, gravou discos que nunca receberam investimento condizente com a popularidade do sexteto. Bastou o grupo sair da major e abrir seu próprio selo para que suas vendas voltassem a ficar gordas como na década de 80. Seria justo a gravadora lucrar com shows de artistas pelos quais, a rigor, fazem bem menos do que alardeiam? Cabe aos artistas se organizarem para não deixar que o anunciado domínio se estabeleça.

Extraído do blog do Mauro Ferreira

É mole ou quer mais?!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s