Top 5 filmes para dias de crise [e para ouvir The Walkmen]

Tudo começou com um chamado do Denis Pacheco no Twitter:

“colaborem comigo twitters: top filmes q vc assiste qdo tá em crise (não q eu esteja ou algo assim…)”.

Quem me conhece [toda vez que eu falo sobre isso, repito essa frase, mas acho o aviso tão necessário...] sabe que eu sou simplesmente péssimo para fazer listas. Por que temas restringem minha memória e, depois que eu passei a ter um sono irregular, esta tem ficado cada dia pior. Mas me empolguei com aquele pedido e de cara saquei uma lista basicona, sem pensar muito [feita tão na pressa que errei até o nome do primeiro filme].

Nas minhas sugestões entraram The Graduate, Closer, Before Sunrise, Before Sunset e Lost in Translation. Daí que o Denis escreveu o Top dele, coincidindo com três das minhas dicas. O comentário dele sobre a indicação The Graduate, no entanto, me levou a explicar meu próprio Top 5. E é por isso que estamos aqui.

Para acompanhar tão desesperado Top 5 de filmes para dias de crise, convoco a obra de uma banda que me acompanha nos mais diversos tipos de emboscadas emocionais, os meus preditelos, o The Walkmen e cada filme vem acompanhado de uma possível música-tema/trilha sonora. Vamos lá.

The Graduate [The Walkmen - What's in It for Me]

Divido a opinião com um antigo e distanciado amigo de que as resenhas e sinopses que tratam esse filme como comédia são A piada da história. The Graduate conta as tragédias de Benjamin Braddock, recém-formado, 21 anos, de volta à casa dos pais, aprendendo a lidar com a vida adulta, mulheres, expectativas e o maldito futuro. Para todos que estão saindo da universidade ou pensam em amar alguém loucamente.

Mr. Braddock: What’s the matter? The guests are all downstairs, Ben, waiting to see you.
Benjamin: Look, Dad, could you explain to them that I have to be alone for a while?
Mr. Braddock: These are all our good friends, Ben. Most of them have known you since, well, practically since you were born. What is it, Ben?
Benjamin: I’m just…
Mr. Braddock: Worried?
Benjamin: Well…
Mr. Braddock: About what?
Benjamin: I guess about my future.
Mr. Braddock: What about it?
Benjamin: I don’t know… I want it to be…
Mr. Braddock: To be what?
Benjamin: [looks at his father] … Different.

Closer [The Walkmen - We've Been Had]

Parece ser uma constante esse filme figurar em listas de gente em crise. Na primeira vez em que vi Closer, estava tão mais interessado no sexo que viria depois que não percebi como ele fala muito de relacionamentos “modernos”, efêmeros-eternos e de como cada pessoa sempre se dá o justo e válido direito de pensar só no seu umbigo. Com diálogos perfeitamente rascantes, seu único defeito é a trilha PATÉTICA de abertura, a mega-chata The Blowers’s Daughter, do Damien Rice.

Anna: We do everything that people who have sex do!
Larry: Do you enjoy sucking him off?
Anna: Yes!
Larry: You like his cock?
Anna: I love it!
Larry: You like him coming in your face?
Anna: Yes!
Larry: What does it taste like?
Anna: It tastes like you but sweeter!
Larry: That’s the spirit. Thank you. Thank you for your honesty. Now fuck off and die, you fucked up slag.

Before Sunrise [The Walkmen - Hang On, Siobhan]

Aqui a coisa atinge outro nível. Da imaturidade de The Graduate, passando pela fragilidade das relações de Closer, chegamos ao “first sigh love” de Before Sunrise, um filme que conta um dia de duas pessoas que se encontram, conversam, ouvem uma música fantástica da cantora Kath Bloom, chamada Come Here e só então se conhecem. Nesse ínterim, já é hora de partir, mas nunca de dizer adeus.

Jesse: Sometimes I dream about being a good father and a good husband. And sometimes it feels really close. But then other times it seems silly like it would ruin my whole life. And it’s not just a fear of commitment or that I’m incapable of caring or loving because… I can. It’s just that, if I’m totally honest with myself I think I’d rather die knowing that I was really good at something. That I had excelled in some way than that I’d just been in a nice, caring relationship.

Before Sunset [The Walkmen - In the New Year]

Before Sunrise nos leva diretamente a Before Sunset, sua continuação. Os dois personagens, Jesse e Celine, envelheceram, viveram, lutaram, perderam, se decepcionaram e enfim se encontraram novamente, agora em Paris. E como todas as pessoas que envelhecem e amam [nessa combinação exageradamente fascinante e prejudicial], se tornaram um pouco mais cínicas, amargas e, por que não?, esperançosas.

Celine: Memories are wonderful things, if you don’t have to deal with the past.

Lost in Translation [The Walkmen - The Rat]

A redenção de todos os desajustados, de todos os perdidos [sem trocadilhos]. Sofia Coppola aposta nesse longa numa combinação de isolamento pessoal e social, levando dois americanos a se encontrarem no meio de Tóquio. A língua e a agudez das personalidades de Charlotte e Bob levam o incauto espectador a um estado de agonia constante, se identificando [mesmo que insista em não admitir] com os pequenos grandes silêncios que permeiam o filme. “Just like honey”, saca?

Bob: I don’t want to leave.
Charlotte: So don’t. Stay here with me. We’ll start a jazz band.

É… e depois as pessoas não entendem por que eu gosto tanto de American Pie e Austin Powers. [suspiro...]

10 respostas em “Top 5 filmes para dias de crise [e para ouvir The Walkmen]

  1. Me sinto envergonhado em admitir que eu nunca assisti os clássicos Before Sunrise / Sunset. Pura negligência da minha parte.

    Closer e Lost in Translation foram unanimidades na lista dos filmes de crise, mas fiquei com mta vontade mesmo é de rever The Graduate q, de longe, não se trata de uma comédia.

    Abs

    RESPOSTA
    Te adianto que verás dois filmes belíssimos.

    Abraços!

  2. pois eu digo mermo, ri que me acabei no the graduate! É um filme de crise sim, ô fasezinha podre, até pra se assistir em crise, mas num deixa de ser engraçado só porque num é comédia. E num vô mentir, eu num aguentava ficar ouvindo as mesmas músicas do S&G repetindo durante o filme! Mas não se engane, eu aderei o filme.

    RESPOSTA
    As pessoas não têm mais noção de nada nessa vida. “ri que me acabei” só me convence que tu tem sérios problemas e que eu tive muita sorte de ter saído inteiro do período em que a gente morou junto. haha [tô brincando, Pucca! :D]

  3. Pedrinho,

    quase concordo com tudo. Adoro The Graduate, mas como a lista é de 5 tenho que substituir e colocar no lugar “As Horas”, aquilo sim é filme de crise. Aquilo sim é filme! Com As Horas nesta lista, temos meu top 5 de filmes na vida. Afinal, como você bem sabe, eu adoro uma crise.

    te amo!

    RESPOSTA
    Sou feliz por ter dormido monarquicamente durante “As Horas”, mas pretendo dar outra chance ao filme. E quem não adora uma crise? Tu só revela… hehe

  4. Concordo com a Clah, As Horas é filme mor das crises!

    Já Before/ sunset e sunrise eu não encaixaria nessa categoria :D

    Já Magnólia….morro horrores vendo =~~~~~~~~~~

    RESPOSTA
    Os “Before …” se encaixam aqui simplesmente por que não é a tensão central do breve relacionamento dos dois que alimenta a história. Na realidade [ou na minha percepção :P], o que alimenta a história é tudo que Jesse e Celine viveram até aquele momento, tudo que recheia os diálogos deles. E esse tudo aí tem crise pra umas 50 gerações. hehe

  5. não entendo porque me lembro de ti toda vez que falam no graduate…
    aliás, eu deveria ficar surpreso com essa lista?

    tenha uma semana fantárdida ;)

    RESPOSTA
    É provável que isso aconteça, Fabinho, por que sou um grande defensor de que esse filme não é comédia e já devo ter te enchido o saco sobre isso. :P

    E tenha uma semana fantárdida e sem eleições!

  6. Eu não acho que os Before sejam filmes de crise… na minha lista vai:

    1. Despedida em Las Vegas [Leaving las vegas]
    2. Closer
    3. As Horas
    4. Perdidos na noite [Midnight cowboy]
    5. Um dia muito especial [Una giornata particolare]

    Beijosssss

    RESPOSTA
    E lá vem mais três indicações de filmes a serem vistos. Vou baixar, assistir e depois te digo o que achei. =]

    beijo!

Deixe um comentário

